Livro lançado em 2021, pela editora Fotô Editorial
Nós, os outros
Uma viagem em família pode ser o ponto de partida ou de chegada. Em “Nós, os outros”, parto de imagens vernaculares do meu arquivo familiar, feitas em super-8 e/ou cromos, para sugerir malhas e traçados que nos emaranham por rotas de histórias de um outro que pode ser qualquer pessoa, incluindo nós mesmos.
Durante minha infância, as viagens de carro sempre foram muito presentes. E eram documentadas, enquanto movimentos de alegria e descobertas, principalmente por meu pai - que fazia seus registros também em casa.
Ao revisitar esses arquivos, encontrei muitas imagens já manchadas ou se apagando e percebi que elas contam também sobre o tempo: seja enquanto elemento que atua sobre a memória e o material fotográfico, seja sobre a forma como o tempo era vivido, bastante diversa da que conhecemos hoje, quando havia que se esperar pela revelação das imagens captadas, havia o ritual de montar um projetor, reunir as pessoas para verem juntas as imagens e contar sobre a experiência da viagem.
Manchas de bolor, alterações cromáticas, bolhas decorrentes do aquecimento da lâmpada do projetor criam mistérios e poesia que convidam a um mergulho no imaginário sobre o viajar e sobre uma época, com suas relações e espaços.